Início > Dicas, Sinalização de Trânisto > Rotatórias – Parte II (Dicas de Circulação)

Rotatórias – Parte II (Dicas de Circulação)

Este texto dá continuidade ao primeiro post sobre rotatórias apresentando dicas de como circular com segurança nessas interseções. Algumas observações apresentadas basearem-se em texto[i] do WSDOT (Washington State Departament of Transport) que trata de rotatórias com uma e duas faixas de circulação.

Como visto no texto anterior, ao se aproximar de uma rotatória, o condutor visualizará a placa de advertência A-12 (“Interseção em círculo”). Neste instante, a velocidade deve ser reduzida (30 a 40Km/h) e o condutor deve identificar a existência de pedestre realizando a travessia da via.

Ao chegar à interseção, o condutor deve verificar, à sua esquerda, se há algum veículo circulando na rotatória. Em seguida, esperar por uma brecha e adentrar com segurança na rotatória. Como visto no texto introdutório, a preferência de passagem pertence aos condutores que circulam na rotatória, salvo exceções em que a sinalização indicar o contrário. Nunca pare na rotatória e ao sair da interseção acione o pisca.

Estas dicas já são suficientes para trafegar com segurança em um rotatório com apenas uma faixa. Entretanto, em rotatórias com duas faixas de circulação cabem mais algumas observações. Antes de adentrar em uma rotatória com essa configuração, por exemplo, o condutor deve se posicionar na faixa correta, em função do movimento de conversão desejado (dobrar à esquerda, seguir em frente, dobrar à direita ou retorno). A escolha da faixa deve acontecer de forma semelhante ao realizado em uma interseção convencional. Caso deseje dobrar à direita, o condutor deve manter-se na faixa direita. Para dobrar à esquerda ou retornar, o condutor deve manter-se na faixa esquerda. Para seguir em frente ambas as faixas podem ser utilizadas. As figuras a seguir apresentam essas situações.

Utilizar a faixa da direita para converter à esquerda ou retorno está errado e lembre-se de só adentrar na rotatória se tiver brecha segura nas duas faixas de circulação.

>>>>> Mais:

Não leu a primeira parte? Acesse aqui!

Anúncios
  1. Ana néria Batista
    10/11/2012 às 15:55

    A matéria está ótima, então gostaria também que estas mesmas explicações fossem dadas para uma rotatória de 3 faixas.

  2. DARLENE
    20/04/2013 às 11:31

    Muito boa a material; entretanto, acho que há controvérsia com relação ao fato de não parar na rotatória, pois aqui na cidade de Vitória da Conquista-BA, local onde resido, existe faixa de pedestres em volta da rotatória; se o pedestre estiver na faixa sempre reduzo ou paro, mesmo sabendo que o veículo do fundo pode colidir, afinal a hipossuficiência é do pedestre. Muito confuso porque os engenheiros de trânsito deveriam analisar a situação melhor.

  3. 11/05/2013 às 21:09

    Excelente informação. O Governador da Bahia Otávio Mangabeira disse: ” Pense em um absurdo, na bahia tem um precedente”. Pois bem, em uma rotatória situada entre as Ruas do Timbó; Alameda dos Umbuzeiros e Rua Várzea de Sto. Antonio, no bairro Caminho das Árvores, a Superintendencia de Transito de Salvador, dentro da rotatória, colocou uma placa de sinalização “Pare”, exatamente para os veículos que estão trafegando dentro da rotatória…Parece piada mas é verdade…

  4. 10/07/2013 às 12:23

    Ótima informação. Em Londrina- Paraná temos vistos muitos acidentes e desentendimentos de motoristas em rotatórias de duas vias. Normalmente o motorista na faixa da direita faz conversão para esquerda, fechando motorista que esta na faixa da esquerda e que iria seguir em frente.

  1. 13/05/2011 às 19:41

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: