Início > Dicas > O Significado dos sinais na estrada

O Significado dos sinais na estrada

Com a chegada do final de ano há um aumento do número de veículos nas estradas, potencializando assim o risco de ocorrência de acidentes de trânsito e exigindo, consequentemente, uma atenção redobrada do condutor.

Um importante aliado, neste caso, são os sinais transmitidos pelos os outros condutores. Não há nenhuma publicação, manual ou lei regulando estes sinais, todos sugiram dos costumes populares mas são bastante úteis para a promoção da segurança do trânsito nas estradas.

A seguir são listados, alguns desses sinais:

Pisca alerta da direita ligado: Quando o condutor estiver desejando ultrapassar um determinado veículo trafegando no mesmo sentido, o condutor do veículo a ser ultrapassado utiliza este sinal para informar que não há veículos trafegando no sentido contrário, ou seja, o movimento de ultrapassagem pode ser realizado com segurança.

Pisca alerta da direita ligado: Este sinal tem objetivo contrário ao sinal anterior. Neste caso o condutor do veículo a ser ultrapassado está informando que há veículos trafegando no sentido contrário e que a ultrapassagem não é segura.

Piscar Faróis: Este sinal serve para alertar ao condutor que trafega em sentido contrário que há alguma anormalidade na estrada, devendo-se redobrar a atenção.

A seguir segue um link de uma matéria transmitida no Jornal Hoje da TV Globo, sobre mais alguns sinais utilizados nas estradas:

Matéria:  Sinais de alerta podem deixar a viagem nas estradas mais seguras

Ressalta-se que por ser uma tradição cultural, pode haver variações nos significados de alguns sinais entre cada região.

Anúncios
Categorias:Dicas Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: