Página Inicial > Sinalização de Trânisto > Rotatórias – Parte I (Conceito e Vantagens)

Rotatórias – Parte I (Conceito e Vantagens)

Rotatória, girador ou rotunda (em portugal) (roundabout em inglês) “é um tipo de interseção viária em círculo onde os veículos são obrigados a transitar em uma única direção ao redor de uma ilha central”[i]. Usualmente, o acesso a essa interseção é controlado com sinalização vertical de “Dê a Preferência” (R-2), mas também é comum ver rotatórias em que esse acesso é controlado com placas de “Parada Obrigatória” (R-1), quando a visibilidade da interseção é prejudicada, ou com semáforos, quando se pretende controlar melhor os conflitos ou aumentar a capacidade da interseção. Utiliza-se o termo mini-rotatória (mini-roundabout em inglês) para classificar interseções em que a ilha central possui pequena dimensão e é feita, normalmente, apenas com sinalização horizontal. As fotos a seguir mostram exemplos desse tipo de interseção:

Foto 01: Exemplo de rotatória (Fonte: Wikipedia, 2012[ii])

Foto 02: Exemplo de rotatória (Brasil – Fortaleza/CE)

Foto 03: Exemplo de rotatória controlada com semáforo (Argentina – Buenos Aires)

A regra geral de circulação é que a preferência de passagem pertence aos condutores que estão circulando na rotatória, mesmo que a interseção não esteja sinalizada (ver Art.29 II a. do Código de Trânsito Brasileiro). Ocasionalmente, utilizando a devida sinalização, pode-se alterar esta regra ao se dar preferência aos veículos que estão entrando na rotatória.

Vantagem da utilização das rotatórias?

A principal vantagem da utilização da rotatória é o aumento da segurança viária a partir da redução de conflitos na interseção e da redução da velocidade dos veículos. A partir da figura apresentada a seguir é possível constatar a redução de conflitos em uma rotatória em comparação com uma interseção convencional. Enquanto que na primeira interseção verificam-se 32 conflitos possíveis, na segunda essa quantidade reduz para oito conflitos apenas. Já a redução de velocidade ocorre devido ao fato de os veículos terem que dar preferência de passagem aos que circulam na rotatória.

Figura 04: Comparação de conflitos

Ressalta-se que é muito comum a implantação de semáforo, quando uma interseção do tipo 1 começa a se tornar um ponto crítico de acidente ou de congestionamento. Entretanto, a implantação de rotatória ou mini-rotatórias pode ser uma alternativa mais apropriada e mais econômica. Em alguns desses casos, a implantação do semáforo busca atender apenas um horário de pico específico, ficando o mesmo ocioso na maior parte do dia, implicando em avanços no sinal vermelho. “Assim, uma das vantagens da implantação da rotatória nesses casos é evitar essa desobediência provocada pelo motorista. Outras vantagens da rotatória sobre o semáforo é a economia nos custos com combustível”[iii] e nos custos de implantação e manutenção da interseção. Por fim, destaca-se a garantia da acessibilidade, a partir da manutenção da permissão de todas as conversões, visto que, usualmente, com a implantação do semáforo, as esquerdas são proibidas.

A seguir são apresentadas as placas comumente utilizadas em uma interseção do tipo rotatória. A placa A-12 é instalada na proximidade da interseção, advertindo ao motorista que a frente existe uma rotatória. Já na interseção são instaladas as placas R-2, regulando o direito de passagem, e R-33, regulando o sentido de circulação, como mostra a Figura 06.

Foto 05: Placas relacionadas a rotatória

Foto 06: Exemplo de aplicação das placas A-12, R-2 e R-33 em uma rotatória

>>> Mais

Leia a Parte II. Acesse aqui!


[ii] (Wikipedia, 2012) – http://en.wikipedia.org/wiki/File:2008_03_12_-_UMD_-_Roundabout_viewed_from_Art_Soc_Bldg_4.JPG

[iii] (CET, 1981) – NT 070/81 – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo

About these ads
  1. 30/04/2012 às 03:35

    muito importante os governantes de todas as cidades implantarem semafóros em vias publicas, um dos paises mas fraco neste acto é moçambique seria bom se este país menhora-se nas suas cidades provinciais, quelimane, inhambane etc.

  2. 30/04/2012 às 03:36

    ya

  1. 13/05/2011 às 19:27

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: